Semana dos Povos Indígenas tem início em São Félix do Xingu - Hora de Decidir - Por um Brasil mais justo e melhor!
Semana dos Povos Indígenas tem início em São Félix do Xingu
A programação contará ainda com atletismo masculino, jogos e futsal feminino, além de provas de arco e flecha
  Matéria publicada em 16 de Abril de 2017
   

O início da programação da Semana dos Povos Indígenas teve como marco a chegada dos povos indígenas a São Félix do Xingu, no sudeste do Pará, no final da tarde deste sábado (15). Um grande espetáculo na orla do rio Fresco foi formado com a aproximação de quase 60 embarcações provindas das aldeias localizadas às margens do rio Xingu e seus afluentes. A abertura oficial foi realizada hoje (16).


O guerreiro Brite Kayapó, de 40 anos, da aldeia OredJã, foi o campeão do esporte indígena mais tradicional, o arco e flexa. Ele disputou com mais 19 guerreiros de outras aldeias neste domingo de competições na Semana dos Povos Indígenas, em São Félix do Xingu, no sudeste do Pará. Além de arco e flexa, as aldeias se confrontaram em provas de atletismo e futebol de salão feminino.


No futebol de salão feminino o time de indígenas da aldeia Pykararãnkre foi a primeira equipe que se destacou no dia de competições. Segundo o técnico da equipe, Akaikrã Kayapó, as mulheres se prepararam apenas durante o final de semana, já que nos dias de semana elas têm que executar diferentes tarefas, entre as quais cuidar das crianças e da alimentação da aldeia. A equipe é formada por jovens entre 14 e 18 anos.


Já em outro esporte, o atleta Xwakre Kayapó, da aldeia Assiste, conquistou o segundo lugar na corrida de 100 metros. Para ele, apenas participar da competição já foi uma vitória. “Eu treinei muito na aldeia pra poder estar aqui”, declarou.


 



 


Informações Portal ORM

Fonte: Portal ORM