Emoção e alegria marcam solenidade de entrega do milésimo diploma da Unifesspa - Hora de Decidir - Por um Brasil mais justo e melhor!
Emoção e alegria marcam solenidade de entrega do milésimo diploma da Unifesspa
O primeiro diploma expedido pela Unifesspa foi entregue à formanda Thayana Siva Junes, do curso de Ciências Sociais
  Matéria publicada em 14 de Junho de 2017
   

Em solenidade de colação de grau coletiva dos formandos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia, Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais e Licenciatura em Educação do Campo, ocorrida hoje, dia 14, às 16h30min, no auditório do Campus 1, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), em Marabá, ocorreu a entrega do milésimo diploma, expedido pelo Centro de Registro e Controle Acadêmico da instituição e entregue pelo reitor Maurílio de Abreu Monteiro a concludente do curso de Pedagogia, Cláudia Luiz Ribeiro Lopes.


O primeiro diploma expedido pela Unifesspa foi entregue à formanda Thayana Siva Junes, do curso de Ciências Sociais, que se fez presente a solenidade de entrega do milésimo diploma e registrou, por imagens, esse momento histórico ao lado de Cláudia Lopes.


O milésimo diploma foi assinado, no ato, pelo professor doutor Maurílio de Abreu Monteiro, reitor da Unifesspa e pelo coordenador do curso de Pedagogia, professor doutor Pedro de Azevedo Martins e entregue a aluna Claudia Lopes. A solenidade foi marcada por emoção e alegria dos formandos, familiares, convidados, professores e técnicos administrativos.


Foram entregues treze diplomas de conclusão de curso: 2 de Pedagogia; 4 de Ciências Sociais; e 7 de Educação do Campo, todos vinculados ao Instituto de Ciências Humanas da Unifesspa. A solenidade histórica marcou, também, o 4º aniversário de criação da Unifesspa, instituição de ensino público federal criada pelo Governo Federal no interior do Pará e da Amazônia brasileira.


A solenidade começou com a composição da Mesa de Honra formada pelo reitor professor doutor Maurílio de Abreu Monteiro, presidente da mesa de honra; o diretor do Instituto de Ciências Humanas, professor mestre Janailson Macedo Luiz; o diretor da Faculdade de Ciências da Educação, professor doutor José Pedro de Azevedo Martins; a Diretora da Faculdade de Ciências Sociais do Araguaia Tocantins, a professora doutora Joseline Simone Barreto Trindade; a diretora da Faculdade de Educação do Campo, professora mestre Maria Célia Vieira da Silva; e a vice-reitora, professora doutora Idelma Santiago da Silva, escolhida como paraninfa das turmas.


Os professores Silvana de Sousa Lourinho, homenageada pela turma de Pedagogia, o professor Cloves Barbosa, homenageado pela turma de Ciências Sociais e a professora mestre Ailce Margarida Negreiros homenageada pela turma de Educação do Campo ocuparam a tribuna de honra, extensão da mesa de diretora, na primeira fileira, a direita do auditório.


Após a composição da mesa de honra os formandos e paraninfos do Curso de Licenciatura em Pedagogia foram os primeiros a entrarem no auditório e ocuparem seus assentos, devidamente reservados, para a solenidade: as formandas Cláudia Luiz Ribeiro Lopes e Nara Camila Carvalho da Silva entraram no auditório acompanhadas das paraninfas Maria Iraíde Lopes e Jucilene Ribeiro Carvalho, respectivamente. Os quatro formandos de Ciências Sociais Jorge Luiz Amador Garcia Junior, Raisa Vidal de Souza, Tatiane Silva Gomes e Tatyana Cortez Ferreira entraram no auditório acompanhadas dos(as) paraninfas Karina Lopes Garcia, Vânia Lúcia Vidal de Souza, Raimundo Ferreira Gomes e Maria Deleusa Cortez Marinho Ferreira, respectivamente.


Do curso de Educação do Campo entraram no auditório os formandos Aldenora da Silva Pinheiro acompanhada do paraninfo Gessé da Silva Pinheiro; Cícera Juscideia Carvalho Ribeiro acompanhado do paraninfo Neis Mady Neto; Jane da Silva França acompanhado do paraninfo Antônio Hugo Silva Souza; Luana Caroline da Cunha Morgado acompanhada da paraninfa Joelma Rocha Gomes; Luciana de Sousa Silva acompanhada do paraninfo Márcio Brito da Silva; Neuza Machado Araújo acompanhada do paraninfo Antônio Pereira Braga; e Oseas Gomes do Nascimento acompanhada da paraninfa Rosimeire Bezerra da Silva.


Após a execução do Hino Nacional, aconteceu o juramento oficial dos formandos. Um vídeo institucional produzido pela Assessoria de Comunicação da Unifesspa produziu e veiculou um vídeo de seis minutos sobre o papel da instituição na sociedade do Sul e Sudeste do Pará e sobre a marca do milésimo diploma da Unifesspa. O vídeo abordou também o processo de expansão dos cursos superiores que passou de 16 (na fase de Campus da Universidade Federal do Pará, antes do desmembramento) para 34 cursos; e o crescimento exponencial de cursos de pós-graduação em nível de especialização, mestrado e doutorado.


O reitor Maurílio Monteiro outorgou o grau aos formandos e em conjunto com os coordenadores dos cursos fez a entrega dos diplomas. Este foi o momento máximo da solenidade de Colação de Grau, que arrancou aplausos de professores, técnicos administrativos, universitários, paraninfos e familiares dos concludentes.


 




Fonte: Informações Unifesspa